sexta-feira, novembro 19

Compensação...

Compensar é o acto de igualar ou equilibrar. Isto aplicado a sentimentos ou a mal estares, não faz sentido para mim. Como é que se compensa alguem que foi magoado fisica ou psicologicamente? Eu acho que não é possível. Por muito que se acarinhe, que se dê atenção, não se volta atrás, os acontecimentos, as palavras, não desaparecem. Podemos até esquecer, mas alguma marca ficou. A unica maneira de compensar seria reverter e isso não me parece possível.
E nem vou falar das compensações materiais, porque essas parecem-me mais absurdas.
Como no caso de uma mulher que se sente abandonada pelo companheiro, por muito que ele lhe diga "eu depois compenso-te", ela sente-se abandonada. E quando ele voltar e a acarinhar, e lhe der atenção, ela vai sentir-se melhor, mas não deixa de se ter sentido abandonada. Se ela se sentiu abandonada é porque precisava de estar acompanhada, porque se sentia frágil, carente. Sofreu por isso, sozinha. Tudo o que pensou, tudo o que ultrapassou sozinha, estão dentro dela, modificaram-na. Mesmo que ela consiga esquecer, toda a mágoa que sentiu deixou marcas nela e naquilo que sentia por quem a abandonou. Nada volta a ser como era. Na maior parte das vezes essas marcas nem se sentem, mas ficam lá e acabam por mais tarde ou mais cedo fazer estragos.
A compensação só faz sentido se for material por danos materiais. É a unica forma em que devia ser utilizada.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Concordo. Quando a "compensação" - material ou imaterial - não tem o coração no gesto, não passa de uma espécie de troca. Esssa atitude será próxima do gesto de alguém que pede a outrem (a seceretária, por exemplo)para comprar algo, para depois oferecer a alguém (a namorada por exemplo) sem saber o que é! - perfeitamente ridículo. beijos

2:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.