quinta-feira, dezembro 30

De volta a casa

De volta a casa depois de umas curtas férias de Natal. E como foi bom voltar!
Adoro viajar, só não o faço mais porque sou pobrezita, mas de vez enquando lá vou arranjando maneira de o fazer. Mas é sempre com um prazer imenso que regresso a casa.
A Holanda é um país extraordinário, organizado, com um governo que apoia socialmente não só os locais mas também os estrangeiros que escolheram o país para viver. As pessoas são liberais, não criticam os vizinhos (mas também pouco olham para eles), os transportes são bem organizados (tudo está ligado a tudo). Amesterdão é uma cidade cheia de vida, um autêntico caldeirão de gente e culturas, com edifícios lindíssimos apesar de meio tortos e tal. Todas as casas, lojas, transportes, etc, são aquecidas.
No entanto, também tem muitas coisas de que não gosto, como o facto de o sol no Inverno se pôr ás 4 da tarde, as lojas, centros comerciais e museus fecharem ás 5/6 horas, as pessoas serem frias e quase não se tocarem, aqueles que atendem o publico (comercio, transportes, etc) são na generalidade pouco atenciosos e nalguns casos mesmo mal-educados devido à falta de paciência. Só em Amesterdão toda a gente fala inglês, em Almere, onde fiquei instalada, nem toda a gente fala, o que pode ser complicado no supermercado por exemplo. Só em Amesterdão à vida na rua depois das 8h da noite, em Almere Staad, que é o centro de Almere, é difícil encontrar alguém, já em Almere Haven, uma das zonas residenciais de Almere, é quase impossível. O café é uma zurrapa e custa o triplo do preço, a água parece que não lava, a comida não sabe a nada, mesmo quando é confeccionada por nós e com os mesmos ingredientes que utilizaríamos em Portugal. Só se safa a cerveja, embora bastante mais cara.
Mas diverti-me imenso, descansei, não pensei nos problemas que tinha deixado cá, revi sítios, conheci outros, tive um jantarinho de Natal muito agradável com uns amigos novos portugueses, vi Neve (embora muito pouca).
Mas foi mesmo bom voltar a casa.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Do teu companheiro de viagem:
sem nenhumas intenções de ultra-nacionalismo (graças a Deus e arredores), occorre-me este grito apeasar de ter adorado ir e conhecer Almere e Amesterdão-Viva Portugal!
beijos enormes, Linda

1:06 da tarde  
Blogger mabeka said...

Sem dúvida que se está bem melhor em Portugal, apesar de tudo. Seria dificil para mim ser feliz na Holanda. Beijos grandes

2:56 da tarde  
Blogger mabeka said...

Estava a escrever o comentário e a lembrar-me do que a Sara disse "Estou aqui à 4 anos, estou em mas não consigo ser feliz"

2:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.