sexta-feira, fevereiro 4

Fim de semana de Carnaval

Chegou o Carnaval, dizem. Quanto a mim, com esta pré-campanha, processos casa pia e apito dourado, lides futebolisticas e tudo á volta, o dito já chegou á muito tempo, mas enfim.
Quando era mais miúda, na minha terra, passava 5 dias na mais completa folia. Depois a coisa passou-me e hoje até evito sair de casa nestes dias. As brincadeiras deixaram de ser inofensivas e com piada, para serem agressivas e de muito mau gosto. O ano passado lembro-me que só porque fui ao supermercado, cheguei a casa com um ovo estrelado nas costas e com um banho de qualquer coisa que não cheirava a água, e isto uns dias antes do dia marcado. Não gostei mesmo nada.
Este ano o Carnaval é bem mais triste para mim, faz um ano que passei a noite de Carnaval na morgue a recusar-me a admitir que aquela pessoa serena era a minha avó. Mas estas tristezas são minhas.
Ouvi á pouco que segundo a Deco, quase metade dos artigos de Carnaval à venda são perigosos, inflamáveis ou podem causar alergia. Quanto a mim é mais uma razão para passar ao lado do Carnaval. Por isso tenham cuidado, não usem barbas ou bigodes falsos se fumarem, não tenham velas acesas junto a estas coisas, não ponham nada na pele (ou na pele dos outros, cabelos, etc) senão querem ficar "mascarados" no verdadeiro "Frankenstein". Mas divirtam-se.
Eu vou começar por aquilo de que mais gosto. Vou até á esplanada apanhar este sol, tomar um café e olhar para as pessoas.
Bom fim de semana e bom Carnaval.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muitas das coisas usadas nas brincadeiras carnavalescas são perigosas. Não é novidade. Mas a sociedade de consumo "aplaude" as "evoluções" e lá temos que levar com elas.
É como os governos. Fazem mal mas temos que os aturar.
adias

3:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

I-há esquecimentos que são imperdoáveis, mas espero que este não seja um deles.Um beijo muito grande que te vou dar daqui a instantes!
II-Já nas pquenas organizações tribais e grandes civilizações algumas festas, sagradas e profanas, tinham por objectivo divertir e liberar temporariamente as pessoas das suas obrigações morais e urbanas, como uma catarse temporária, logo seguida da retoma (?) das mesmas normas. Uma espécie de esmola dada pelos poderosos (reis, feiticeiros e afins) para depois conseguirem ter na mão os súbditos e seguidores agradecidos. O Carnaval sera talvez um resquício disso. Nãoinvalida a graça que a cor desta quadra, com absoluta ressalva para a mesquinhez que algumas brincadeiras ocultam. Enfim, não muito diferente do Natal neste aspecto. E neste outro: o Espírito do Carnaval pode ser quando o homem quiser, todos os dias, para o melhor e o pior.E o pior acontece também todos os dias. Como já referiste tão a prpósito. beijos grandes Linda.
beijos grandes, Linda

9:19 da tarde  
Blogger mabeka said...

Pois... mas nós já não vamos lá com carnavais. E já agora... onde é que ficou aquela medida do governo que fazia acabar com as pontes? Beijos

2:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.