terça-feira, dezembro 13

Desde a última escritura...


Quase um mês depois desde a última escritura, cá estou de novo a dar uso aqui ao Blog.
Pois é... muita coisa aconteceu nestas ultimas 3 semanas, embora o ponto alto tenha sido a viagem a Barcelona.
Barcelona continua fantástica desde a última vez que lá tinha estado. Continua cheia de história, cheia de arte e cultura e cheia de gente simpática e outras menos simpáticas. Sempre me irritou o facto de os catalães se recusarem a tentar perceber o português. Estou a generalizar e estou errada. Não é verdade, alguns não só entendem, como se esforçam mesmo por tentar falar. Acho isso simpático e muito agradável. Mas é irritante chegar a um restaurante onde a palavra "jantar" na sua versão catalã "xantar" (ou galega, fiquei na dúvida), dizer que queríamos jantar e só depois de repetir uma meia dúzia de vezes é que o moço responde com um "ahhh para cómer". E isto foi só um exemplo. Mas deixemos isso de lado.
As ruas do centro de Barcelona já por si são uma obra de arte, as Ramblas mesmo com o frio que se fazia sentir, estavam cheias de vida, o Mercat Boqueria continua fantástico assim como a plaça Real. O bairro gótico lá estava escuro, estreito, ás vezes mal cheiroso, mas com o seu movimento nocturno inerente. A marina com os seus centros comerciais e sempre debruçada sobre o Mediterrânio continua a atrair quem ao mar dá atenção. E depois... depois temos o Gaudí. O Gaudí está presente em tudo e em todos. Quase que arriscava a dizer "Barcelona é Gaudí". E não é só no Park Güel ou na La Sagrada Familia ou nos vários edifícios de sua autoria espalhados pela cidade. Gaudí está nas pessoas e no seu modo de vida, está no ar.
O Park Güel e La Sagrada Familia, obras máximas do Gaudí, lá estão, um com as construções a diluírem-se na natureza (dizem que inacabado por ele ter enlouquecido e por ter acabado o dinheiro) e a outra, a eterna inacabada em construção, cheia de turista de maquina em punho, a atropelarem-se pela melhor foto (mas isso faz parte), mas sempre com pormenores interessantes a serem descobertos.
Enfim, foram uns dias interessantes e diferentes que de descanso tiveram muito pouco.
Viajar é aquilo que mais prazer me dá, por isso já ando a pensar na próxima, será a Praga, julgo.
Entretanto, cá ficamos com o Natal, o Fim de Ano e as Presidenciais, que eu apesar de não escrever sobre isso, não deixo de acompanhar com alguma atenção. E tenho-me divertido muito.
Bom Natal e até breve.


1 Comments:

Blogger mabeka said...

Se o Gaudí fosse candidato, todos o iriam chamar louco.

2:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.