quarta-feira, outubro 27

Ainda me falas?

Há uns dias encontrei um conhecido que já não via há bastante tempo. Assim que o vi, reconheci-o e sorri a preparar um cumprimento. Mas surpreendeu-me o modo como ele se dirigiu a mim com um "Ainda me falas?". Não via na altura, nem vejo agora qualquer razão para a pergunta, nem sequer para me passar pela cabeça "não lhe falar".
Na verdade nem era meu amigo, mas sim amigo de um amigo meu, frequentava a minha casa e, até algumas vezes sozinho, por viver aqui perto e por ter a minha casa como um "poiso" onde podia beber uma garrafa de qualquer coisa, sem que alguém o chateasse. Era uma pessoa complicada, que não conseguia controlar nem o alcool nem a sua cabeça, e confesso que algumas vezes me incomodou. Mas sempre achei que se era uma pessoa válida merecia pelo menos a minha compreensão.
Este episódio fez-me passar algum tempo a pensar sobre o que nos faz afastar as pessoas ou escolher aquelas com quem nos queremos relacionar. Quanto a mim, passo ao lado de pessoas mesquinhas, egoistas, más para os outros, pessoas que só se relacionam com os outros por algum interesse. De resto todas as pessoas são válidas, quer se vistam mal ou sejam feias, doentes fisica ou psicologicamente, excêntricas ou vulgares, com opiniões e atitudes iguais ás minhas ou diferentes. São pessoas, merecem a minha atenção.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Quão difícil é detectar a mesquinhez ao longe, seja pela arrogância ou subestimação, que são duas faces da mesma moeda. Serão sempre os pensamentos e os gestos mais simples a denunciá-la. Beijos grandes, Linda.

11:57 da manhã  
Blogger mabeka said...

Espero poder sempre perceber isso. Beijos joão

4:51 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.