sábado, maio 2

Mãe



Amanhã é dia da mãe e ao contrário do que seria espectável, escrevo sobre isso hoje. Porque sim, porque me apetece e não, não tenho a mania de ser diferente.

Podia começar com algo do género “a minha mãe é a melhor mãe do mundo”, mas isso é o que toda a gente pensa e diz. Todas as mães são as melhores mães do mundo, tal como a minha. Digo apenas que se nascesse de novo, era esta a mãe que queria. Não queria outra mais rica ou mais inteligente ou até mais bonita. Não! Era mesmo esta mãe que queria de novo. E afirmo, a minha mãe, nunca tendo mais do que o suficiente para viver (e algumas vezes apenas para sobreviver) é extremamente rica, super inteligente e nunca conheci ninguém que me parecesse mais bonita do que ela.

Não teve uma vida fácil. Ficou viúva muito cedo, e com duas crianças para fazer gente, a sua vida foi de lutas e sacrifícios. Há uns tempos atrás tive a oportunidade de ler um texto escrito por ela onde relatava o seu percurso de vida, e apesar de conhecer bem esse percurso, não deixei de me emocionar, até por relembrar tudo o que ela deixou de ser para que nós, os filhos, pudéssemos nos tornar naquilo que somos.

Todos os dias sinto que tenho para com ela uma divida que nunca vou conseguir saldar. Se me tornei na pessoa que sou, em muito a ela o devo, e sinto que ainda não lhe disse, nem mostrei o suficiente. Talvez nunca o consiga fazer.

Sempre esteve presente nos momentos bons e nos mais difíceis, ajudando, apoiando, sem nunca cobrar, mesmo quando fazíamos asneira da grossa. Deixou sempre que aprendessemos com os erros, sem nunca deixar de aconselhar. E hoje, mesmo á distancia, não deixa de estar atenta e de ir fazendo pequenas coisas, para que a vida dos filhos e netos seja um pouco mais fácil. Por isto tudo e por muito mais de que aqui não falo, obrigada mãe, obrigada por seres assim, obrigada por seres minha mãe. Que sejas sempre feliz mãe, não só no dia da mãe, mas também e principalmente nos outros 364 dias de cada ano.

Obrigada Mãe.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.