sexta-feira, maio 1

O Mar e Eu



Ontem, a propósito de um comentário de um amigo a uma foto minha, dei comigo a pensar na minha relação com o mar. O mar não é só algo de muito belo onde me perco, é muito mais do que isso. Correndo o risco de enveredar por uma frase feita, “o mar corre-me nas veias”.
Não sei se por ter nascido á sua beira e de com ele ter convivido de perto grande parte da minha vida ou se por outra coisa qualquer um pouco mais intricada, mas é perto dele que me sinto gente. Lembro-me de como era nos primeiros tempos depois de ter saído de Sesimbra, como o meu sorriso brotava assim que passava Santana e começava a descer e a vê-lo. Na casa onde vivia, bastava-me abrir a janela e vê-lo, mas onde gostava mesmo de “namorar” com ele, era num cruzamento a uns metros, junto a uma escarpa e com uma vista desafogada para o horizonte. Podia passar horas a perder-me naquele banco de pedra. É curioso, mas acho que era uma coisa de família (vi o meu avô faze-lo, a minha mãe e também o meu irmão).
Nessa altura, a minha “relação”, não era com um mar qualquer, era com o meu mar, o mar onde tinha nascido e só aquele mesmo. Ao vir viver para o concelho de Almada, também tinha o mar perto, mas para mim fazia mais sentido ir a Sesimbra do que á Costa da Caparica. Será que sentia que se “namorasse” com este mar estaria a trair o outro? E agora estão a pensar “o mar é todo o mesmo, é o oceano”. Não sei, se calhar para mim na altura não era. Hoje, já sinto que sim. Hoje, corro para a Costa, com a máquina fotográfica a tiracolo, sempre que posso.
Isto leva-me a outra questão. Porque é que 90% das fotos que tiro estão directamente relacionadas com o mar? É que, sempre que tento afastar-me do mar, acabo sempre por lá voltar, mais rápido do que acharia possível. Um amigo uma vez disse-me a propósito das minhas fotos do mar “São sempre tão bonitas, tão serenas, com sombras, luz, vento, tudo. Até quase que se sente a brisa do mar”. Se calhar eu não gosto de fotografar, gosto é de fotografar o MAR. Vou ter que pensar sobre isto…
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.